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Mensagem  RuideSousa 18.09.09 18:02

Pois deves ter partido a mola mestra. A aconteceu a um amigo meu o mesmo num F300, mas foi no mato e longe de tudo. A solução foi ele ter guincho e passamos o cabo do guincho par baixo do carro até agarrar no eixo e puxa-lo com o guincho até a posição normal. Veio assim até casa........ Very Happy. O esperto das molas mesmo bem feito (a frio) as lâminas nunca mais ficam boas e vão pasmando rápido ou entram em ruptura.

Abraço
Rui de Sousa
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Mensagem  Davide 09.09.09 4:47

tiveste sorte
foi na estrada e o acp vai lá
no matao isso nao aconteçe
tive que amarrar uma cinta de cada lado a servir de mola
e olha até chegar a estrade teve que ser assim
o que vale é que os nossos jipes sao uma maquina e nao um meio de transporte Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem  Rockster 08.09.09 6:08

8 meses depois de ter espertado os feixes das molas, ontem vou a conduzir normalíssimo na cidade, e tau, parte-se uma atrás - desloca-se o eixo para trás, e fica a tocar no escape...

Reboque do ACP e siga para a oficina...

Em princípio devo ir buscá-lo amanhã - e deve-me esperar uma conta de 95 Eur...
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Mensagem  Rockster 04.06.09 9:58

Ainda não resolvi o problema do tubo de retorno de combustível - mas pretendo ter isso a funcionar a 100% antes do Encontro da Nazaré!
O Bertolo arranjou-me uma montagem original de filtro de gasóleo - por isso vou trocar os tubos de e para todos, bem como as abraçadeiras - é que de vez em quando - quando o carro levava uma sacudidela valente - as abraçadeiras deixavam entrar ar para o motor e aquilo soluçava ao ralenti até que levassem um aperto...

Ora não tive sorte - a montagem que o Bertolo me arranjou "chupava" o diesel mas não o enviava para o motor - deve ser um problema das válvulas que aquilo tem lá por dentro. O Bertolo vai-me arranjar outra e enquanto isso apertei a que tenho lá montada o melhor que pude e esperemos que tudo corra bem. Acho que já o disse algures mas a montagem que lá tenho segundo me disseram é de um Jeep.

O filtro de origem que comprei foi relativamente carote - acho, e assim ser ver o recibo que foram 20 e tal euros... Bom, tem de ficar encostado até vir a nova montagem...

Entretanto passei uma meia-horeca com massa de polir fina a tirar os riscos da última vez que o levei ao monte...
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Rocky F75 na oficina Empty Boas

Mensagem  Luís Fernandes 01.06.09 9:14

Boas,´
Está fixe esse rocky,

Cumps

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Mensagem  Rockster 31.05.09 17:15

Ainda não resolvi o problema do tubo de retorno de combustível - mas pretendo ter isso a funcionar a 100% antes do Encontro da Nazaré!
O Bertolo arranjou-me uma montagem original de filtro de gasóleo - por isso vou trocar os tubos de e para todos, bem como as abraçadeiras - é que de vez em quando - quando o carro levava uma sacudidela valente - as abraçadeiras deixavam entrar ar para o motor e aquilo soluçava ao ralenti até que levassem um aperto...

Bom, o meu carro esteve claramente nas mãos de selvagens.. A ver se me montam a montagem do filtro e me substituem aquela m**** toda para eu não ter problemas ao ir para baixo.
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Mensagem  Rockster 11.05.09 14:16

Aqui ficam umas fotos do F75:



Rocky F75 na oficina Th_73080_P110509_15.27_122_259loRocky F75 na oficina Th_73084_P110509_15.27_0013_122_144loRocky F75 na oficina Th_73085_P110509_15.27_2021_122_202loRocky F75 na oficina Th_73095_P110509_15.28_122_709lo
Rocky F75 na oficina Th_73101_P110509_15.28_6018_122_128loRocky F75 na oficina Th_73104_P110509_15.28_0025_122_471loRocky F75 na oficina Th_73117_P110509_15.29_122_811lo
Rocky F75 na oficina Th_73124_P110509_15.29_1013_122_1137lo
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Mensagem  Rockster 08.01.09 14:53

À 3ª foi de vez - passei sem nenhumas anotações. cheers bounce cheers

Tive de dar umas pintadelas por baixo - o problema do carter foi resolvido com o auxílio do taco de ver o nível do diferencial de trás (foi lá posto um temporário) e está tudo controlado - um dos tubos de 8mm de cobre(?) que fazem o retorno do combustível (passa mesmo por cima da roda traseira direita, está roto/rebentado - tenho de tratar disso - não pinga muito - mas pinga qualquer coisa.
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Mensagem  RuideSousa 14.12.08 4:34

Em relação ao cárter, é mandares abrir rosca para outro bujão de preferência que seja um com imãn para agarrar as limalhas que circulam no óleo, em qualquer oficina resolvem este problema, que é muito normal e acontece com o apertar até moer............ Very Happy
Para as ferrugens tens uma tinta que reage quimicamente à ferrugem e anula a mesma é o melhor que anda ai, Hammerite. É só picelar por cima da ferrugem.
Abraço e boa IPO
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Mensagem  Rockster 12.12.08 14:48

Bom, fui dar uma lavadela por baixo e mudar o óleo e tornei a ir à inspecção - tornei a ir e tornei a chumbar - porque eles acham que as ferrugens não foram satisfatoriamente tratadas... Evil or Very Mad

Bom - e a fuga de óleo que eles assinalaram passou a nível 2 porque quando fui mudar o óleo ficou a pingar pelo taco do bujão - que por sinal tá não só moído como a rosca do bujão e carter também - quem tinha este carro antes de mim devia ser um selvagem do c******...

Bom - o problema premente é estancar a fuga de óleo que temporariamente está estancada com massa à volta do taco/parafuso - a solução não passa por um taco original porque a rosca por dentro está moída então vai-se com um macho fazer um furo no bujão e no carter para passar a servir o taco do passo e medida dos usados nos diferenciais para ver o nível de valvolina (os tacos sem terem íman).

O taco do diferencial da frente para sangrar a valvolina está completamente moído por isso quando for tratar das ferrugens vou pedir para me soldar lá uma fêmea para tentar sacá-lo fora - para além disso vou tirar a grade que protege a barra da direcção para permitir melhor acesso a esta área. A grade é um acessório que algures, alguém instalou - está bem feita e é porreira, por isso de certeza que vai voltar ao sítio.

Quanto às ferrugens vou tentar passar pelo mecânico do meu carro de dia a dia para por capa onde houver necessidade disso e depois dar uma borradela por baixo a preto fosco.

Felizmente que não implicaram mais com as molas nem com a roda de trás - ainda estiveram lá todos feitos burros a olhar para aquilo mas enfim - pelo menos por aí não me aborreceram.
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Mensagem  Rockster 06.12.08 12:37

Pá as molas foram arranjadas, levaram um série de peças novas, etc, etc - agora ao certo, certo não te sei dizer - sei que os feixes da frente, no encaixe tiveram de ser cortadas com uma rebarbadeira - fez-se um parafuso novo para cada, etc

No recibo o que consta é:

Espertar 4 feixes de molas - 60 €
2 cavilhas - 10 €
2 casquilhos - 20 €
1 mola - 15 €
Mão de obra - 100 €

O sítio onde levei o carro foi no Porto, uma oficina especializada em molas com aí, hummm 60 metros quadrados que fica na Rua Frei Heitor Pinto nº35 - uma transversal da rua do Heroísmo.

Não sei se é o do vosso conhecimento mas pelo que consta no manual técnico as molas da frente, tem um altura distinta no lado direito e esquerdo, e as de trás, dependendo se se quer a suspensão mais mole ou dura podem ter alturas diferentes. Eu dei conhecimento disto ao senhor da oficina, facto que ele desconhecia, mas disse-lhe claro para ele fazer como a experiência lhe dizia que era o melhor.

Quanto ao encontro, vamos ver como corre a vida até lá e se alguém mais aparece. Very Happy

O filtro de ar montei ontem e o de óleo e de diesel deixo para quando mudar o óleo do motor, claro - curiosamente o meu filtro de diesel já não é o original - acho que aquilo algures durante a vida deve ter dado o berro e instalaram-lhe um encaixe de filtro de outro carro. Enquanto funcionar anda assim - agora acho que o aviso de água a mais no filtro diesel não deve estar a funcionar, claro.

Ah, e relativamente a óleo de motor encontrei uma promoção muito boa no Continente:

Óleo Shell Hélix Plus 10W40 Diesel 5L - 46.99€ com 50% de desconto em cartão (ou seja ficas com 23.50€ no cartão e o óleo sai-te a 23.50€) Pessoalmente é o óleo que leva a minha viatura de dia-a-dia e recentemente por 6 litros dele na mudança de óleo na oficina paguei 40 e qualquer coisa euros mais a taxa de ecovalor...
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Mensagem  Maia Filipe 06.12.08 0:18

Boas e então que fizes-te as molas? qual foi a intervenção? foste lá a Rio Mau V. do Conde ?


Abraço, " agora já não há desculpa para aparceres hehehehehehe brincadeira" mas tou a ver mt pouca adsão ao encontro, a malta anda mucha! ? heheh

Abraço
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Mensagem  Rockster 05.12.08 15:27

Ok, as molas já estão impecáveis outra vez - e o carro ficou com uma alturinha ao solo interessante - os pneus já nem roçam na carroçaria ao virar ao máximo nem nada! Very Happy

O total do arranjo foram 205 EUR.

Comprei filtro de óleo, diesel e ar para substituir os que lá estão, bem como valvolina para os diferenciais. Quando estive a arranjar as molas fiz o teste proposto e na verdade as rodas rodam ambas no mesmo sentido quando se roda uma delas - por isso suponho que tenha diferencial traseiro autoblocante Very Happy
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Mensagem  RuideSousa 28.11.08 15:12

eh eh.....eu estava atento.............. Razz
Aconselho a trocar as valvolinas, não fiques só por verificar os níveis. A valvolina ganha humidades, água e outros detritos e com o tempo perde as suas qualidades. Para teres uma ideia à pouco tempo troquei ambas as válvolinas dos diferenciais. Estavam ambas esbraquisadas, que quer dizer que já tinha àgua misturada. E verifica também os respiros dos diferenciais, retira ambos e sopra para ver se está obstruido. Os meus respiros, acrescentei tubo até ao cofre do motor e coloquei ambos bem subidos, para não entrar água.

Para verificares se tens autoblocante, levantas a traseira ( metes um macaco por baixo do diferencial traseiro) depois faz rodar uma roda com a mão, se tiveres autoblocante a outra roda deve rodar no mesmo sentido, se rodar em sentido contrário quer dizer que o teu diferencial é um diferencial aberto sem autoblocante.

Os autoblocantes vão perdendo a sua capacidade com o tempo e o desgaste, um truque para meter aquilo em condições ou até mesmo meter aquilo sempre bloqueado é meter anilhas no topo do autoblocantena parte da mola que aperta os discos.
Abraços
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Mensagem  Rockster 28.11.08 14:41

Sim, claro - pobre escolha de palavras - ver os níveis de valvolina em ambos os diferenciais - se bem que lá por baixo - particularmente na direcção pode-se (deve-se) por massa há base de lítio certo?

Estive a ver os manuais técnicos e no que se refere ao autoblocante a diferença visível a um leigo é nenhuma - como faço exactamente para ver se o diferencial traseiro tem o dito autoblocante?

Descobri isto:

How do if I know if I have a 'Limited Slip Differential' or an 'Open Differential'?

1.
Jack up the back end of your car and block the front wheels.
2.
Making sure the parking brake is off, spin one of the suspended back wheels.
3.
Observe the results. If the wheel on the other side spins in the opposite direction, you have a stock 'Open Differential' if it spins in the same direction you are a lucky bastard with 'Limited Slip Differential'
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Mensagem  RuideSousa 28.11.08 3:11

Rockster escreveu: (vou aproveitar para pôr massa nos diferenciais e assim) e siga para o 2º round na inspecção. Very Happy
Vais pôr massa nos diferenciais?? Querias dizer trocar as valvolinas certo? Se trocares, o que eu recomendo, verifica se tens autoblocante.
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Mensagem  Rockster 27.11.08 18:33

Ora bem, por uns modestos 100 EUR o carro já não pinga gasóleo, já tem bombitos novos em ambas as rodas atrás (por causa da roda que estava a verter já quase que não tinha óleo de travões...Rolling Eyes) e já tem o chassis soldado nos pontos mais preocupantes.

Agora só falta tratar das molas e dar uma lavagem por baixo (vou aproveitar para pôr massa nos diferenciais e assim) e siga para o 2º round na inspecção. Very Happy
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Mensagem  Rockster 18.11.08 16:26

É isso - interessa-me é que fique bom e barato - há boa moda tuga...

Já agora aqui fica um link interessante relativamente a peças para Daihatsu no Reino Unido:

http://www.milneroffroad.com/
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Mensagem  Maia Filipe 18.11.08 9:41

Caro companheiro eu quando disse que era´há moda antiga é a moda antiga não te assustes com as intalações os homens sabem o que fazem e se quiseres montam e desmontam tambem.

Aqui vai o contacto

Abraço

António Gueiral Figueira
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R Igreja Antiga 186, Rio Mau
4480-410 RIO MAU VCD
252 651 649
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Mensagem  RuideSousa 18.11.08 9:04

Tal como o Filipe disse o principal é não destemperar o aço (nunca mais são lâminas na vida), certifica-te que o fazem a frio. Podes pedir para meterm mais uma lâmina nova para reforçar, mas vai ficar um pouco mais rijo mas aguentam mais tempo sem pasmar novamente.
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Mensagem  Rockster 18.11.08 8:46

Há aqui uma casa de molas no Porto - parece que é lá que o mecânico vai levar... Mas tudo dependerá do preço que me pedirem pela reparação - tens o contacto desse senhor de Vila do Conde?
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Mensagem  Maia Filipe 18.11.08 4:54

Caro companheiro se poderes dar um salto a Vila do Conde tens lá um especialista mas asério não é de tanga ele volta a por as molas arqueadas a martelada e olha que fica bem no meu estão a aguentar bem e eu carrego bem com 33" e alguma pancada. Ainda não foram ao sitio tenho amigos que usam outro metodo com calor e tal no fim do 1º passeio já foram.

Se arranjares molas originais ? ! Era fantastico mas desconfio que são bastante caras e teras que esperar algum tempo a maior parte da malta que faz molas não faz parabolicas alguns nem sabem o que isso é.
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Mensagem  Rockster 17.11.08 14:15

Ora depois de ter mais ou menos resolvido o problema da fuga de gasóleo (que aparentemente e surpreendentemente não se devia ao tanque com ferrugem, mas sim à falta de uma abraçadeira) senti-me com coragem para ir à inspecção...

Fui alinhar a direcção, tudo ok - folga típica no volante, mas parece-me típica destes carros - já que o meu F70 tem a mesmíssima coisa - mas não será por aí que vem mal ao mundo...

Chegado ao centro de inspecção, o inspector andou algum tempo à procura do número de série do chassis, o que o levou a encontrar um ponto de apoio do mesmo que estava partido devido à ferrugem - lá encontrou o número, e já agora, fica mesmo por trás do gancho:

Rocky F75 na oficina Th_56130_serial_122_160lo


Depois fez o resto do exame normal - infelizmente ao ver o carro por baixo encontrou outro apoio partido e uma roda de trás toda babada - que segundo ele nem sequer trava...

Assim sendo, chumbei por:

110: Fugas no acoplamentos dos travões - Tipo3
530: Lâminas das molas pasmadas (com inversão de curvatura) - Tipo 2
610: Corrosão profunda em elementos de fixação - Tipo 2
830: Emissões pequenas de óleo em juntas secundárias - Tipo 1


Vou mandar pôr molas novas, soldar os pontos de fixação e dar uma lavadela por baixo e siga:

Rocky F75 na oficina Th_56358_chassis_partido_122_888lo

Rocky F75 na oficina Th_56135_apoios_122_890lo


A ver se tenho mais sorte desta feita...
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Mensagem  Rockster 16.10.08 16:17

E mais um problema resolvido - electricamente o F75 já está ok. Very Happy

Já tenho uma manete a fazer contacto como deve de ser e todas as luzes a funcionar - internas e faróis. Só faltam dois detalhezecos que devem ficar prontos rapidamente.
Very Happy
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Mensagem  Rockster 11.09.08 22:23

Agora tenho de por o F75 mais civilizado para uso diário mesmo - e tal significa uma ida ao electricista - aquilo tem quase todas as luzes interiores fundidas, tem a manete de piscas a funcionar toda marada e não tem chauffage... Já tenho um motor de chauffage (usado) e uma manete (usada, porque nova na Japanopeças ficava por mais de 150 EUR) para lhe por mas agora preciso é de disponibilidade (financeira e não só) para este passo.
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