Renovação de domínio
25.07.11 15:41 por Admin
O nosso domínio www.daihatsu4x4portugal.com expirou dado que estou à espera que me permitam renová-lo ou senão tentarei alugar um domínio .org ou .net.
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Pedido de Informações
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Re: Pedido de Informações
Chama-se veio de transmissão....... Mas se o f50 diz que têm tração às 4 em altas (sistema de vácuo), portanto o problema é mecânico.
1 - Pergunta: Foi feito algum body lift nesse jipe? Por norma quando se faz um body lift as alavancas da caixa de velocidades e de transferência fica sem espaço para fazer o movimento de engrenar.
Abraço
1 - Pergunta: Foi feito algum body lift nesse jipe? Por norma quando se faz um body lift as alavancas da caixa de velocidades e de transferência fica sem espaço para fazer o movimento de engrenar.
Abraço
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
Bom, f50 tentei ver aqui um processo mais ou menos fácil de seguir para saberes qual exactamente o problema.
Eu retirei esta informação do site de condutores ingleses, sendo no fundo uma colagem de diversos posts referentes a problemas exactamente similares ao teu.
1º
Activa o botão das 4 altas e anda cerca de 3 metros para a frente para os cubos passarem a fechados ("Lock ou 4WD no cubo") - pára, põe-te debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - se só rodar um pouco, então os cubos estao a funcionar como devem. Se puderes rodar livremente há um problema qualquer nos cubos. Abre/solta os cubos andando 3 metros em marcha atrás e põe a manete em 4L. Põe-te de novo debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - deve rodar só um pouquinho - se rodar livremente existe um problema na caixa de transferências.
Outro método é o seguinte:
Levantas a rodas da frente da viatura com um macaco ou cavaletes, trancas os cubos pondo em 4L com a manete. Rodas a "front tailshaft" e ambas as rodas devem rodar. Mudas para 2H, tentas de novo rodar o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar na mesma. Se abrires/libertares os cubos e rodar o veio da transmissão não deverá rodar nenhuma das rodas. Com os cubos bloqueados/abertos ou fechados liga o botão 4H (lembra-te de rodar a chave para a posição antes da ignição) e tentar rodar o veio da transmissão. Se rodar livremente então tens um problema na caixa de transferências.
2º
Se os cubos estiverem ok, então o problema só podem ser 3 coisas:
-as linhas de vácuo estão bloqueadas ou tem fugas;
-o botão de 4H não tem energia;
-o botão solenóide/vácuo na caixa de transferências está avariado;
Vai ao alternador e olha para trás dele - há um tudo de borracha de aí uns 4/5mm de espessura a ir para um tubo fino de aço. Este tubo vai junto ao motor até à caixa de velocidades. Aí volta a ser de borracha - depois de aço de novo, onde se liga ao solenóide 4WD. Se este solenóide não estiver a receber as diferenças de pressão do vácuo a tracção às quatro rodas não funciona. Vê bem se este tubo não tem fugas ou está roto algures neste circuito.
Veio da transmissão:
Eu retirei esta informação do site de condutores ingleses, sendo no fundo uma colagem de diversos posts referentes a problemas exactamente similares ao teu.
1º
Activa o botão das 4 altas e anda cerca de 3 metros para a frente para os cubos passarem a fechados ("Lock ou 4WD no cubo") - pára, põe-te debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - se só rodar um pouco, então os cubos estao a funcionar como devem. Se puderes rodar livremente há um problema qualquer nos cubos. Abre/solta os cubos andando 3 metros em marcha atrás e põe a manete em 4L. Põe-te de novo debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - deve rodar só um pouquinho - se rodar livremente existe um problema na caixa de transferências.
Outro método é o seguinte:
Levantas a rodas da frente da viatura com um macaco ou cavaletes, trancas os cubos pondo em 4L com a manete. Rodas a "front tailshaft" e ambas as rodas devem rodar. Mudas para 2H, tentas de novo rodar o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar na mesma. Se abrires/libertares os cubos e rodar o veio da transmissão não deverá rodar nenhuma das rodas. Com os cubos bloqueados/abertos ou fechados liga o botão 4H (lembra-te de rodar a chave para a posição antes da ignição) e tentar rodar o veio da transmissão. Se rodar livremente então tens um problema na caixa de transferências.
2º
Se os cubos estiverem ok, então o problema só podem ser 3 coisas:
-as linhas de vácuo estão bloqueadas ou tem fugas;
-o botão de 4H não tem energia;
-o botão solenóide/vácuo na caixa de transferências está avariado;
Vai ao alternador e olha para trás dele - há um tudo de borracha de aí uns 4/5mm de espessura a ir para um tubo fino de aço. Este tubo vai junto ao motor até à caixa de velocidades. Aí volta a ser de borracha - depois de aço de novo, onde se liga ao solenóide 4WD. Se este solenóide não estiver a receber as diferenças de pressão do vácuo a tracção às quatro rodas não funciona. Vê bem se este tubo não tem fugas ou está roto algures neste circuito.
Veio da transmissão:
Última edição por Rockster em 21.11.08 14:48, editado 1 vez(es)
Rockster- Moderador
- Mensagens : 217
Data de inscrição : 02/04/2008
Viatura(s) : F70 DL50 & F75 DL51
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Re: Pedido de Informações
Em jeito de desabafo deixem-me dizer-vos que a Daihatsu complicou desnecessariamente a mecânica com a introdução da porcaria do botão das 4 altas - é que ainda para mais, se tiverem cubos automáticos como o f50 tem, se forem a conduzir à noite, quiserem usar o limpa vidros traseiro e se enganarem no botão - partem os cubos todos e entram logo em despesas - fórum de condutores ingleses está cheio de histórias dessas... A complicar como deve ser tinham de por um circuito que basicamente fazia com que o botão não actuasse com a viatura em andamento mais que lentíssimo ou parado...
Nesse aspecto o meu F70 é que é porreiro - nada de circuitos de vácuo nem nada - é manete com mais uma posição de entrada mecânica e já está... O F75 menos mal - tem o botão mas tem cubos manuais...
Nesse aspecto o meu F70 é que é porreiro - nada de circuitos de vácuo nem nada - é manete com mais uma posição de entrada mecânica e já está... O F75 menos mal - tem o botão mas tem cubos manuais...
Rockster- Moderador
- Mensagens : 217
Data de inscrição : 02/04/2008
Viatura(s) : F70 DL50 & F75 DL51
Localização : Porto, Portugal
Re: Pedido de Informações
E essas fotos da maquina pá malta ver !! o maquinão.
Abraço espero que resolvas a tempo do encontro .
Abraço espero que resolvas a tempo do encontro .
Maia Filipe- Conhecedor
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 30/08/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
resposta
É isso mesmo, as da frente ficam soltas, e as de tras em lentas, vou tentar ver então melhor.
Luís Fernandes- Iniciado
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Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Localização : Azambuja
Re: Pedido de Informações
Elétrica duvido, pelo que tu dizes são as baixas que não metem e essas são de acionamento mecânico (Alavanca) e as rodas de trás ficam em baixas e as da frente ficam soltas.
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
Boas,
Em conversa com ele ontem, disse-me que se calhar era alguma coisa electrica.
Em conversa com ele ontem, disse-me que se calhar era alguma coisa electrica.
Luís Fernandes- Iniciado
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/06/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Localização : Azambuja
Re: Pedido de Informações
claro que quando metes lentas, ele ficar com mais força, mesmo que não a passe para a frente, está a passar para as rodas de trás. Se o botão que falas é das altas, esse é independente das baixas podes só ligar as baixas sem ligar o botão. Deves ter algum problema nas baixas na caixa de transferência é melhor levares isso a um mecânico de comfiança para dar uma olhada.
Abraço
Abraço
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Bertone Freeclimber I 2.4TD-Duvida
Boas,
Então é assim, as quatro altas funcionam bem, pois patinam na terra e com força, quando na alavanca se muda para as lentas somente puxa atrás, e com força como se estivesse com lentas, e parece que o botão se desliga.
Cumps
Luis
Então é assim, as quatro altas funcionam bem, pois patinam na terra e com força, quando na alavanca se muda para as lentas somente puxa atrás, e com força como se estivesse com lentas, e parece que o botão se desliga.
Cumps
Luis
Luís Fernandes- Iniciado
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/06/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Localização : Azambuja
Bertone Freeclimber I 2.4TD-Duvida
Boas,
Então é assim, as quatro altas funcionam bem, pois patinam na terra e com força, quando na alavanca se muda para as lentas somente puxa atrás, e com força como se estivesse com lentas, e parece que o botão se desliga.
Cumps
Luis
Então é assim, as quatro altas funcionam bem, pois patinam na terra e com força, quando na alavanca se muda para as lentas somente puxa atrás, e com força como se estivesse com lentas, e parece que o botão se desliga.
Cumps
Luis
Luís Fernandes- Iniciado
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/06/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Localização : Azambuja
Re: Pedido de Informações
Boas companheiros é pá eu fico com duvidas se efectivamente se trata de um bertone e de mecanica Daihatsu isso não sera uma imitação dessas chinesas que andam ai agora!!?? hehehehehehehehehehehehehe
Malta no evento que se avizinha "o nosso passeio por terras lusas " é urgente curso rapido de manuseamento do sistema de tração e todo o seu potencial hahahahahahahahahaha
Abraço a todos f50 brincadeirinha nada de levar a mal ok
Malta no evento que se avizinha "o nosso passeio por terras lusas " é urgente curso rapido de manuseamento do sistema de tração e todo o seu potencial hahahahahahahahahaha
Abraço a todos f50 brincadeirinha nada de levar a mal ok
Maia Filipe- Conhecedor
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 30/08/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Re: Pedido de Informações
Pois era isso que eu tinha dito, mas falta saber se as altas também funcionam, as altas não se nota que o jipe fique com mais força como nas baixas, pode enganar e pensar-se que está a funcionar.
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
Ora bem - o botão 4H funciona por actuação de um solenóide - e todo o sistema funciona através de vácuo e pressões positivas ou negativas - basicamente se não houver fugas de de ar, as 4 altas engrenam bem - se não engrenarem a primeira coisa a ver-se é este botão e o sistema de vácuo e só depois passar à parte mecânica.
Mas como o teu problema é exactamente o contrário, esqueçamos a parte do solenóide e do vácuo - porque se as 4H funcionam, as 4L de engrenagem puramente? mecânica também haviam de o fazer...
Para engrenar as 4L, podes fazê-lo de duas formas que funcionam de maneira indistinta:
Botão 4H LIGADO + manete em 4L
ou
Botão 4H DESLIGADO + manete em 4L
Ou seja, estar ou não estar ligado é indiferente para a tracção.
Vejam aqui estes diagramas e pensemos em conjunto o que poderá ser...
Ah e já agora, f50 - teste o sistema 4x4 em terra - nunca em asfalto.
Mas como o teu problema é exactamente o contrário, esqueçamos a parte do solenóide e do vácuo - porque se as 4H funcionam, as 4L de engrenagem puramente? mecânica também haviam de o fazer...
Para engrenar as 4L, podes fazê-lo de duas formas que funcionam de maneira indistinta:
Botão 4H LIGADO + manete em 4L
ou
Botão 4H DESLIGADO + manete em 4L
Ou seja, estar ou não estar ligado é indiferente para a tracção.
Vejam aqui estes diagramas e pensemos em conjunto o que poderá ser...
Ah e já agora, f50 - teste o sistema 4x4 em terra - nunca em asfalto.
Rockster- Moderador
- Mensagens : 217
Data de inscrição : 02/04/2008
Viatura(s) : F70 DL50 & F75 DL51
Localização : Porto, Portugal
Re: Pedido de Informações
Boas pessoal isto tá mt activo, é assim mesmo
Maia Filipe- Conhecedor
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 30/08/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Re: Pedido de Informações
eu percebi............. ..........
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
Ah e o Admin fui eu que me esqueci de fazer logoff...
Rockster- Moderador
- Mensagens : 217
Data de inscrição : 02/04/2008
Viatura(s) : F70 DL50 & F75 DL51
Localização : Porto, Portugal
Re: Pedido de Informações
É estranho - se engrena nas altas - e graças a deus por isso - porque aquele botão às vezes tem os seus momentos, havia também de engrenar as baixas - tenho de pensar melhor no problema...
Re: Pedido de Informações
Boas, puxa as quatro em altas, só em baixas é que não puxa., ve-se que o motor vai a fazer força como se estivesse a puxar, mas as rodas não patinam, só atrás.
Luís Fernandes- Iniciado
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/06/2008
Viatura(s) : Bertone Freeclimber I
Localização : Azambuja
Re: Pedido de Informações
Rockster escreveu:Bom dia,
Os cubos são automáticos, as quatro é num botão do tablier, o motor fica afazer força como se fosse em lentas mas não puxa as rodas, mas anda na mesma.
Cumps
Luis Fernandes
Algumas ideias pessoal?
O botão do tablie é para engrenar as altas e trabalha por vácuo, pode estar com fuga de ar. Agora eu gostava de saber se em baixas (alavanca) faz o mesmo. Se não puxar ás 4 nem em altas nem em baixas pode ser os cubos que não estejam a atracar exprimenta andar para trás e para a frente para ver se eles atracam ou desmontar os mesmos para ver o estado deles ( um dos erros mas normais é meter massa grafitada a mais nos cubos e eles ficarem a patinar e não atracam.
Abraços
RuideSousa- Mestre Daihatsu
- Mensagens : 108
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Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
Bom dia,
Os cubos são automáticos, as quatro é num botão do tablier, o motor fica a fazer força como se fosse em lentas mas não puxa as rodas, mas anda na mesma.
Cumps
Luis Fernandes
Algumas ideias pessoal?
Caro Luís, se calhar não existe nenhum problema com o carro - de facto as baixas, tal como a denominação indica - tem uma relação muitíssimo mais curta, embora sejam muito mais fortes. Da forma que explicou o que lhe está a acontecer, não me parece que daí se possa intuir alguma coisa - de facto ao engrená-las - o veículo movimenta-se, ainda que de forma mais lenta. Mas admitamos que é apenas uma questão de mau-entendimento mútuo.
O que se calhar lhe está a acontecer é um problema qualquer de transferência - o carro anda por inêrcia natural e não por estar engrenado... Mas diga-me por favor o que acontece quando carrega no botão 4H e depois engrena as baixas com a manete - suponhamos que mete a 1ª e acelera normalmente - que acontece?
Última edição por Rockster em 18.11.08 9:00, editado 1 vez(es)
Rockster- Moderador
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Viatura(s) : F70 DL50 & F75 DL51
Localização : Porto, Portugal
Re: Pedido de Informações
Boas, para dar palpites tens de dizer se isso isso só acontece em baixas ou se em baixas e altas?
Não sei se o teu se engrena as baixas por alavanca e as altas por botão (vácuo).
Os cubos como são? Automáticos ou manuais?
Abraço
Não sei se o teu se engrena as baixas por alavanca e as altas por botão (vácuo).
Os cubos como são? Automáticos ou manuais?
Abraço
RuideSousa- Mestre Daihatsu
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Data de inscrição : 07/04/2008
Viatura(s) : Toyota Land Cruiser
Re: Pedido de Informações
É um problema estranho... Pode-nos dar mais detalhes acerca do processo - e como nota que não tem tracção às 4 rodas?
Rockster- Moderador
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Data de inscrição : 02/04/2008
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Localização : Porto, Portugal
Pedido de Informações
Boas,
Então é assim, comprei um bertone Freclelimber I, a pouco tempo, e quando lhe engreno as lentas, andar anda mas não puxa as quatro, alguém me pode dizer o que é que se passa.
Cumps
Luis Fernandes
lfernandes@tribconstitucional.pt
Então é assim, comprei um bertone Freclelimber I, a pouco tempo, e quando lhe engreno as lentas, andar anda mas não puxa as quatro, alguém me pode dizer o que é que se passa.
Cumps
Luis Fernandes
lfernandes@tribconstitucional.pt
Luís Fernandes- Iniciado
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