Renovação de domínio
25.07.11 15:41 por Admin
O nosso domínio www.daihatsu4x4portugal.com expirou dado que estou à espera que me permitam renová-lo ou senão tentarei alugar um domínio .org ou .net.
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Como diagnosticar hipotéticos problemas de engrenagem das "4 altas" derivados do botão "4H"?
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Como diagnosticar hipotéticos problemas de engrenagem das "4 altas" derivados do botão "4H"?
Como diagnosticar hipotéticos problemas de engrenagem das "4 altas" derivados do botão "4H"?
Basicamente os Rocky's tem duas formas de engrenar as "4 altas", dependendo do modelo:
O sistema de botão no tablier tem os problemas derivados à complicação do sistema. Este funciona por actuação de um solenóide - e todo o sistema funciona através de vácuo e pressões positivas ou negativas - basicamente se não houver fugas de de ar, as 4 altas engrenam bem - se não engrenarem a primeira coisa a ver-se é este botão e o sistema de vácuo e só depois passar à parte mecânica.
A entrada das "4 baixas" é independente do funcionamento das "4 altas" - porque a engrenagem destas é puramente mecânica:
Para engrenar as 4L, pode-se fazê-lo de duas formas que funcionam de maneira indistinta:
Botão 4H LIGADO + manete em 4L
ou
Botão 4H DESLIGADO + manete em 4L
Um boa forma de testar a tracção 4x4 e o funcionamento do botão 4H é o seguinte:
1º
Activa o botão das 4 altas e anda cerca de 3 metros para a frente para os cubos passarem a fechados ("Lock ou 4WD no cubo") - pára, põe-te debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - se só rodar um pouco, então os cubos estão a funcionar como devem. Se puderes rodar livremente há um problema qualquer nos cubos. Abre/solta os cubos andando 3 metros em marcha atrás e põe a manete pequena em 4L. Põe-te de novo debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - deve rodar só um pouquinho - se rodar livremente existe um problema na caixa de transferências.
Outro método é o seguinte:
Levantas a rodas da frente da viatura com um macaco ou cavaletes, trancas os cubos pondo em 4L com a manete. Rodas o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar. Mudas para 2H, tentas de novo rodar o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar na mesma. Se abrires/libertares os cubos e rodar o veio da transmissão não deverá rodar nenhuma das rodas. Com os cubos bloqueados/abertos ou fechados liga o botão 4H (lembra-te de rodar a chave para a posição antes da ignição) e tentar rodar o veio da transmissão. Se rodar livremente então tens um problema na caixa de transferências.
2º
Se os cubos estiverem ok, então o problema só podem ser 3 coisas:
-as linhas de vácuo estão bloqueadas ou tem fugas;
-o botão de 4H não tem energia;
-o botão solenóide/vácuo na caixa de transferências está avariado;
Vai ao alternador e olha para trás dele - há um tudo de borracha de aí uns 4/5mm de espessura a ir para um tubo fino de aço. Este tubo vai junto ao motor até à caixa de velocidades. Aí volta a ser de borracha - depois de aço de novo, onde se liga ao solenóide 4WD. Se este solenóide não estiver a receber as diferenças de pressão do vácuo a tracção às quatro rodas não funciona. Vê bem se este tubo não tem fugas ou está roto algures neste circuito.
Basicamente os Rocky's tem duas formas de engrenar as "4 altas", dependendo do modelo:
- Trancar cubos + Manete pequena 2H -> 4H
- Trancar cubos + Botão 4H
O sistema de botão no tablier tem os problemas derivados à complicação do sistema. Este funciona por actuação de um solenóide - e todo o sistema funciona através de vácuo e pressões positivas ou negativas - basicamente se não houver fugas de de ar, as 4 altas engrenam bem - se não engrenarem a primeira coisa a ver-se é este botão e o sistema de vácuo e só depois passar à parte mecânica.
A entrada das "4 baixas" é independente do funcionamento das "4 altas" - porque a engrenagem destas é puramente mecânica:
Para engrenar as 4L, pode-se fazê-lo de duas formas que funcionam de maneira indistinta:
Botão 4H LIGADO + manete em 4L
ou
Botão 4H DESLIGADO + manete em 4L
Um boa forma de testar a tracção 4x4 e o funcionamento do botão 4H é o seguinte:
1º
Activa o botão das 4 altas e anda cerca de 3 metros para a frente para os cubos passarem a fechados ("Lock ou 4WD no cubo") - pára, põe-te debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - se só rodar um pouco, então os cubos estão a funcionar como devem. Se puderes rodar livremente há um problema qualquer nos cubos. Abre/solta os cubos andando 3 metros em marcha atrás e põe a manete pequena em 4L. Põe-te de novo debaixo da viatura e tenta rodar com a mão o veio da transmissão - deve rodar só um pouquinho - se rodar livremente existe um problema na caixa de transferências.
Outro método é o seguinte:
Levantas a rodas da frente da viatura com um macaco ou cavaletes, trancas os cubos pondo em 4L com a manete. Rodas o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar. Mudas para 2H, tentas de novo rodar o veio da transmissão e ambas as rodas devem rodar na mesma. Se abrires/libertares os cubos e rodar o veio da transmissão não deverá rodar nenhuma das rodas. Com os cubos bloqueados/abertos ou fechados liga o botão 4H (lembra-te de rodar a chave para a posição antes da ignição) e tentar rodar o veio da transmissão. Se rodar livremente então tens um problema na caixa de transferências.
2º
Se os cubos estiverem ok, então o problema só podem ser 3 coisas:
-as linhas de vácuo estão bloqueadas ou tem fugas;
-o botão de 4H não tem energia;
-o botão solenóide/vácuo na caixa de transferências está avariado;
Vai ao alternador e olha para trás dele - há um tudo de borracha de aí uns 4/5mm de espessura a ir para um tubo fino de aço. Este tubo vai junto ao motor até à caixa de velocidades. Aí volta a ser de borracha - depois de aço de novo, onde se liga ao solenóide 4WD. Se este solenóide não estiver a receber as diferenças de pressão do vácuo a tracção às quatro rodas não funciona. Vê bem se este tubo não tem fugas ou está roto algures neste circuito.
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